quarta-feira, 27 de maio de 2009

Felicidade em meio á lamentação



´´Bem-aventurado os que choram, porque eles serão consolados.``




Chega o dia, em nossa vida, quando frases de encorajamento, embora sinceras e de boa mente, com: ´´deixa pra lá colega `` ou ´´Anima-se, amigo`` não conseguem mais arrancar-nos do abismo profundo do desânimo. Visto que nossas necessidades são mais profundas do que apenas psicológica, sugestões dessa orem apenas parecem aguçar nosso senso de desamparo.


A grande verdade é esta: Sem importar a nossa esperteza, as nossas realizações e os nossos engenhos, somos apenas pau -pérrimos espirituais quando não temos Deus.


A mensagem de Cristo dirigia-se a um grupo espesífico---os´´pobres``, os pobres de espírito. Asseverou Cristo: O espíito do senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar ao pobre...``(lucas 4.18).


Isso não quer dizer.contudo, que a mensagem de Cristo visava somente aos financeiramente pobres, aos socialmente pobres, aos intelectualmente pobres.


Mas significa que ele se dirigia àqueles que reconhecessem sua pobreza espiritual.


Paulo escreveu acerca dos crentes da macedónia: ``...em muita prova de tribulação houve abundância do goso,e como a sua profunda pobres abundou em riquezas da sua generosidade´´(2 Coríntios 8.2)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Jesus está a porta


A nossa volta vemos a arrogância, o orgulho e o egoísmo: e essas atitudes resultam do pecado. Mas do céu ecoa uma voz que se dirige á humanidade atormentada e em franca bancarrota: ´´Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas[...] eis que estou á porta , e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo``(Apocalipse 3.18,20).

sábado, 23 de maio de 2009

Servindo a Cristo


Se filho de Deus, não nos compete apenas sentarmo-nos a um canto para desfrutar egoisticamente de nossos privilégios. pelo contrário, Deus quer que usar-nos a fim de servi-lo e de ajudar a nossos semelhantes. Mas, antes de podemos fazer isso, alguma outra coisa precisa suceder em nossos corações, se verdadeiramente quisermos conhecer o pleno sentido das palavras de jesus:`` bem -aventurados os pobres de espírito.´´






Se quisermos ser pobres de espírito, então devemos estar dispostos a negar a nós mesmos, para podermos servir melhor a Cristo.






Os pobres de espírito são aqueles que estão dispostos a desistir de todos os próprios recursos, fazendo conforme jesus recomendou:``...renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me´´( Mateus 16.24).

quinta-feira, 7 de maio de 2009

As bem - aventuranças: Chave divina para a busca humana


Sim, todo ser humano que já nasceu anela pela paz, por propósito na vida e pelo o próprio Deus. Mais podemos chegar a conheser essas coisas? Nossa busca poderá chegar a um térmiono feliz? Nossa inquirição pela verdadeira felicidade poderá vir a ser satisfeita? A Biblia responde com um altissonante ``sim!´´ E é nas oito bem- aventuranças que Jesus nos postrou o caminho.


``Bem- aventurados... ´´ Nessa palavra, pois, ele nos estava se gredando que há resposta para a nossa busca! podemos conhecer a paz. podemos conhecer a verdade que cerca a nossa existência. Podemos ser bem-aventurados, felizes!


A RESPOSTA ESTA EM JESUS


DISSE JESUS Á MULHER, Á BEIRA DO POÇO DE JACÓ: `` MAIS AQUELE QUE BEBER DA ÁGUA QUE EU LHE DER NUNCA TERÁ SEDE´´ (JOÃO 4.14).


AQUELA MULHER DESILUDIDA E ENFERMADA PELO O PECADO SERVIU DE SÍMBULO DA RAÇA HUMANA INTEIRA. OS ANSEIOS DELA SÃO OS NOSSOS ANSEIOS! O GRITO DO CORAÇÃO! O PECADO DELA É O NOSSO PECADO! MAS O SALVADOR DELA PODE SER O NOSSSO SALVADOR! O PERDÃO QUE ELA RECEBEU PODE SER O NOSSO PERDÇÃO! E A ALEGRIA DELA PODE SER A NOSSA ALEGRIA!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

As três coisas que buscamos



Em primeiro lugar buscamos a paz


A raça humana inteira consome-se em torno da busca pela paz interior, pela felicidade e pela alegria.


Mas a paz que desejamos não é meramente a chamada paz mental, que ninhguém consegue descrever, que se mostra cega á realidade ou que aparece e desaparece segundo á nossa disposição e as nossas circuntâncias. A paz que todo homem e toda mulher procuram é aquela que os liberte das ansiedades e frustrações dos conflitos e problemas que nos acossam a vida. Etamos falando da paz da alma, que permeia o ser inteiro da pessoa, uma paz que perdura mesmo diante das tribulações e fardos que temos de carregar na vida diária.


Em segundo lugar, buscamos um propósito .


O homem sente-se confuso e perplexo, sem saber de onde veio, por qual razão está no mundo e para onde está indo. Ele quer saber se realmente existe alguma verdade neste universo. Não apenas a verdade das ciências físicas e matemáticas, mas as verdades que disem respeito ao seu ser e ao motivo por que ele está neste mundo.


EM TERSEIRO LUGAR BUSCAMOS RELACIONAMENTO COM DEUS


MESMO QUE OS HOMEM NEGAM COM VEEMÊNCIA DE DEUS, AINDA ASSIM ESTÃO PROCURANDO POR ALGO QUE PREENCHA QUE HÁ EM SUAS ALMAS. MAS ESSE É UM VAZIO QUE FOI POSTO ALI POR DEUS, E QUE SOMENTE ELE É CAPAZ DE PREENCHER .

O HOMEM FOI CRIADO Á IMAGEM DE DEUS. NO COMEÇO, ADÃO E EVA GOZAVAM DE PERFEITO COMPANHEIRISMO COM DEUS TODAVIA, VOLTARAM AS COSTAS AO SENHOR, SUBSTITUINDO- O POR SI MESMOS COMO CENTRO DE SUAS VIDAS, REPELINDO ASSIM AO CRIADOR. AGORA, POIS, O HOMEM É UM VAGABUNDO PERDIDO E SOLITÁRIO SOBRE A TERRA, APARTANDO DE DEUS. NÃO BASTA O HOMEM TER VAGO CONHECIMENTO DE QUE DEUS EXISTE. O HOMEM ANELA SEGURAÇA DE SABER QUE NÃO ESTÁ SOZINHO NO UNIVERSO, DE SABER QUE EXISTE UM PODER SUPERIOR QUE ESTÁ DIRIGINDO O DESTINO DOS HOMENS. O HOMEM ANSEIA POR ESTABELRCER RELAÇÃO DE AMIZADE COM O SEU CRIADOR . MESMO QUE NÃO QUEIRA ADMITIR ESSA NECESSIDADE.


(MATEUS 4. 4)


NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS.





segunda-feira, 4 de maio de 2009

A busca pela felicidade em lugares errados


Há mais de dois mil e quinhentos anos, o profeta Isaías referiu-se a um povo que anelava pela felicidade e pela segurança, mas que as estava buscando em lugares errados. Estavam correndo para os mercados e para diversões,dilapidando loucamente seu dinheiro com coisas que não traziam satisfação permanente.


Um dia, ele se pós de pé diante do povo e lhes transmitiu a palavra de Deus: ``O vós todos os que tendes sede , vinde ás águas,e os que não tem dinheiro,vinde comprai, e comei ; sim, vinde comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Porque gastais o dinheiro naquilo que não ode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura´´ ( Isaías 55.1,2).








Isaías não falou em tons negativos e nem os repreendeu severamente por causa dos pecados deles, nesse sermão. Ele não arrancou a garrafa da mão do alcoólatra, ele não envergonhou face ás suas práticas imorais. Isaías deixou de lado, momentaneamente, todos esses pecados. E meramente perguntou a seus ouvintes:´´Vocês estão obtendo da vida o que querem ? Por que vocês estão gastando naquilo que não é pão e estão suando por causa daquilo que nao o satisfaz?








A FELICIDADE QUE VALORIZA PERMANENTEMENTE A VIDA DE UMA PESSOA NÃO É AQUELA FELICIDADE SUPERFICIAL QUE DEPENDE DAS CIRCUNSTÁNCIAS EXTERNS. MAS É AQUELA FELICIDADE,AQUELE CONTENTAMENTO QUE REPLENA A ALMA EM MEIO ÁS MAIS PERTUBADORAS CIRCUNSTANCIAS, AO MEIO AMBIENTE MAIS ADVESO.ESSE É O TIPO DE FELICIDADE QUE SOBREVIVE ,MESMO QUANDO A COISAS NAO CORREM DIREITO E SORRI POR ENTRE AS LAGRIMAS .




A FELICIDADE PELA QUAL A NOSSA ALMA NOS DÓI É AQUELA QUE NÃO SE DEIXA ABALAR POR SUSSESO OU PELO FRACASSO, QUE RESIDE NO MAIS PROFUNDO DO NOSSO SER, QUE NOS CONFERE TRANQUILIDADE, PAZ E CONTENTAMENTO INTERIORES , A DESPEITO DE PROBLEMAS QUE ESTEGAMOS PASSANDO. ESSE TIPO DE FELICIDADE DISPENSA QUALQUER FORMA DE ESTÍMOLO EXTERIOR.